22.7.05

Florbela e Eu


1-



Eu sigo te e tu foges. É este o meu destino:
Beber o fel amargo em luminosa taça,
Chorar amargamente um beijo teu, divino,
E rir olhando o vulto altivo da desgraça!

Tu foges-me, e eu sigo o teu olhar bendito;
Por mais que fujas sempre, um sonho há-de alcançar-te
Se um sonho pode andar por todo o infinito,
De que serve fugir se um sonho há-de encontrar-te?

Demais, nem eu talvez, perceba se o amor
É este perseguir de raiva, de furor,
Com que eu te sigo assim como os rafeiros leais.

Ou se é então a fuga eterna, misteriosa,
com que me foges sempre, ó noite tenebrosa!
..............................................................
Por me fugires, sim, talvez me queiras mais!


Florbela Espanca


2-


Eu fujo-te. Tu ficas. O que é o destino?
Se em vez de fel amargo contiver a taça
o mel dourado e doce do lagar divino
bebê-lo à despedida dir-se-á desgraça?

Tu fitas-me, e eu fujo, alheia ao teu bendito
olhar: de que me serve? Não ouso alcançar-te
o sonho de ficar, ficar... Faz-te infinito
amor,e mesmo longe prometo encontrar-te!

Talvez seja mais que tempestade, o amor,
efêmero bafejo de mar em furor
que impune sacrifica pesqueiros leais

ou seja a calmaria vã, misteriosa
que em nós desdobra negra noite tenebrosa
.............................................................
: se acaso aqui ficasse, te amaria mais?


Márcia Maia



Comentários:2

Blogger mjm said...

Inegavelmente superior, este MM!!!
Parabéns!

12:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

A qualidade da tua poesia merece todos os elogios, deve ser por isso que geralmente me dispenso de deixar um elogio (fica a des_culpa)!... Sou um apaixonado da Florbela, Parabéns!!

2:43 PM  

Postar um comentário

<< Home